NASA e Ortodontia

A NASA (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration; Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica), também conhecida como Agência Espacial Americana, é uma agência do Governo dos Estados Unidos da América, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.

Na década de 60, o labóratório da  NASA, localizado nos Estados Unidos da América  (National Aeronautics and Space Administration, E.U.A.) desenvolveu uma nova variedade de liga metálica, composta de níquel e titânio, especialmente para a fabricação de antenas e satélites espaciais. Esta nova liga deveria manter suas propriedades mesmo após torções, distorções e outros intempéries sofridos durante o lançamento de satélites e sua manutenção no espaço.

Logo existiu o interesse em utilizar esta liga na Odontologia, primeiramente pela Ortodontia, devido a sua ultraflexibilidade, memória elástica e alta energia armazenada durante a sua flexão.

 

 

Resumindo: A liga níquel titânio foi desenvolvida pela NASA (EUA) e a ortodontia bem como a medicina se beneficiou da propriedade elástica dessa liga e desenvolveu fios ortodônticos compostos deste material que são desde 1971  amplamente utilizados e comercializados.