Ortodontia em crianças

Ortodontia Preventiva

A partir do zero ano de vida , ou seja, após o nascimento, a mamãe já deve levar seu filho ao dentista para receber orientações de como realizar a higiene bucal do bebê mesmo este não tendo dentes na boca, pois a gengiva precisa ser higienizada corretamente após cada mamada.

Aos 6 meses de idade irrompe (nasce) o primeiro dente decíduo (de leite) e nessa fase até os 3 anos ou 2,5 anos a mamãe deve levar seu filho ao ortodontista ou odontopediatra pois esta fase deverá ser monitorada para evitar cáries e perdas dentárias que comprometerão a dentição permanente no futuro.

A melhor ortodontia preventiva consiste na manutenção dos dentes decíduos, evitando sua perda precoce por cárie ou trauma. Quando perde-se algum dente de leite antes do período correto, pode existir migração de dentes permanentes vizinhos a ele em direção ao local de perda dentária, gerando falta de espaço para acomodação dos demais dentes permanentes.

Ortodontia Interceptativa

O ortodontista intervém frente a uma perda precoce de um dente decíduo (de leite), ou na remoção de um hábito como chupar chupeta ou dedo .

A troca dos dentes de leite pelo permanentes deverá ser monitorada pelo ortodontista, só ele sabe a época ideal para extrair, muitas vezes o dente não está com mobilidade (mole) e necessita ser extraído para evitar por exemplo que o canino permanente irrompa ( venha a nascer) no palato (céu da boca).

Otopedia funcional dos maxilares

São aparelhos utilizados durante a fase de crescimento da criança com objetivo de redirecionar o crescimento indevido dos maxilares : maxila e/ou mandíbula. Após a fase de crescimento eles não tem mais efeitos, portanto leve seu filho ao ortodontista a partir dos 5 anos de idade para acompanhamento também da troca dos dentes decíduos (de leite) pelos dentes permanentes. Porque? Porque a retenção prolongada (dentes de leite que não foram trocados no tempo correto) ou sua perda precoce ( foram perdidos antes do tempo correto) causam problemas no desenvolvimento da dentição tornando o tratamento no futuro mais complicado.